segunda-feira, maio 28, 2007

Lina, e a historinha do “write-once, run anywhere” de novo.

Uma startup americana promete lançar no próximo mês (06/2007) o que o pessoal do LinuxDevices chamou de o “Santo Graal do software“. Trata-se de uma máquina virtual que pertimirá a execução de aplicações desenvolvidas para Linux em outros sistemas operacionais. Mantendo o “look and feel” de cada sistema.

O conceito é semelhante ao da plataforma Java. Porem a VM do Lina executa o kernel do Linux assim como suas principais bibliotecas. Na minha opinião é algo que reúne as características de softwares como Wine, vmware e Java. Isso porque ele cria uma máquina virtual X86 para execução do Kernel, como o vmware. Executa a aplicação no mesmo desktop, como Wine. Porém a aplicação deve ser compilada especificamente para a VM, como no Java.

Segundo a empresa desenvolvedora, o foco inicial é para aplicações de linha de comando e web. As aplicações GUI apesar de estarem funcionando não estão totalmente suportadas. Na minha modesta opinião se não funcionar 100% para aplicações gráficas não resolve nada.

O software será disponibilizado em duas licenças, uma comercial e outra open-source. No site do projeto existem vários vídeos demonstrando suas funcionalidades.

www.openlina.com

Fonte:
LinuxDevices

2 comentários:

Tetsuo disse...

cygwin?

Leonardo Luiz disse...

Também pensei nele. Mas acho que a diferença é que enquando a API do Cygwin "sabe" que esta falando com o windows, as do Lina "pensam" que estão falando com o Linux. Mas na verdade é um Linux emulado por uma VM.