sexta-feira, abril 10, 2009

Enfim, Java no Google App Engine!

Esta semana foi anunciado o suporte à linguagem Java no Google App Engine. Essa era a melhoria mais pedida pelos usuários. Agora com o suporte à Java, o Google formou um exercito de desenvolvedores em potencial para o seu serviço. Eu mesmo já havia criado uma pequena aplicação em Python para experimentar o serviço. Apanhei bastante porquê estou muito acostumado à linguagens fortemente tipadas, Java. Agora pretendo abandonar o python e reescrevê-la em Java. Minha única dúvida é se vou usar Wicket ou GWT na camada de apresentação.

Outra ótima notícia é que as APIs do APP Engine serão disponibilizadas através das APIs padrão do Java. O Datastore por exemplo será disponibilizado via JPA. Também serão utilizadas as APIs Servlet, javax.cache e javax.mail. Não foi assim com a plataforma Android. Neste caso o Google não fez questão de manter compatibilidade APIs e nem de bytecode. Os contextos são diferentes, no caso do Android acho que foi ate bom, pois ele veio trazer uma nova proposta de plataforma mobile, indo bem além do JME. Este respeito às APIs padronizadas tornará o GAE mais amigável para os desenvolvedores Java, mais "Enterprise", além de facilitar o porte de muitos frameworks Java para a infraestrutura do Google.

Inicialmente, os primeiros 10.000 usuário que se cadastrarem aqui, poderão testar o serviço. Depois de um tempo de maturação o serviço deve ser liberado sem restrições.

Nenhum comentário: